Qual é o comprometimento de renda no financiamento imobiliário ?
O comprometimento de renda é 30% da renda bruta. Exemplo: se a renda é de R$ 10.000,00 a parcela não pode ultrapassar o valor de R$ 3.000,00.
Já tenho um financiamento imobiliário em vigência, posso fazer outro ?
Sim, desde que a renda comprovada seja suficiente para as duas parcelas, e a soma das duas não ultrapasse os 30% de comprometimento.
Como é composta a parcela mensal nos financiamento habitacionais ?
Encargo Principal: Parcela de amortização e de juros mensais.
Encargos Acessórios: Taxa de Administração, Seguros de Morte e Invalidez Permanente (MIP) e Danos Físicos do Imóvel (DFI)
Feito o financiamento imobiliário, quando se dá o vencimento da parcela ?
O primeiro vencimento se dá 30 dias após a assinatura do contrato.
Caso a data não for compatível com o período do recebimento de seus rendimentos, poderá ser alterado para uma data que melhor se ajustar aos seus vencimentos.
Como posso liquidar as parcelas do meu financiamento?
Através do débito automático em conta corrente é a melhor forma de efetuar seus pagamentos, pois, não fica dependendo do recebimento do boleto de cobrança.
Como posso usar o meu FGTS no financiamento ?
Utilizar como entrada do financiamento.
Amortizar o saldo devedor, e manter o prazo.
Amortizar o saldo devedor, reduzindo o prazo.
Pagar até 80% do valor da parcela.
Liquidar o saldo devedor.
Quais são as despesas que incidem na compra de um imóvel adquirido através de financiamento imobiliário ?
ITBI – Imposto s/ Transmissão de Bens Imóveis cobrado pela Prefeitura.
Emolumentos no registro do contrato no Cartório de Registro de Imóveis.
Tarifa cobrada pelas Instituições Financeiras para a elaboração do contrato (o qual ter força de escritura pública) e avaliação do imóvel.
Qual é a diferença entre o Sistema SAC e o Sistema PRICE?
A SAC mantem o mesmo valor da amortização durante o financiamento, mas reduz o valor pago em juros, o que diminui o valor da parcela durante o contrato.
A PRICE, as parcelas são fixas, a maior parte das primeiras prestações são formada por juros, e ao longo do financiamento, o valor pago em juros cai e o em amortização sobe, mantendo sempre o valor da parcela.
Qual o primeiro passo para conseguir um financiamento imobiliário ?
Primeiramente deverá fazer uma simulação de financiamento de acordo com seu perfil de renda, para identificar qual o valor de financiamento que tem possibilidades de ser aprovado.
À partir daí já sabendo quanto você poderá obter de financiamento, somados com os recursos próprios, inclusive saldo FGTS se houver, esse total é o valor do imóvel que deverá procurar.
Qual as vantagens de contratar uma Consultoria para ajuda-lo ?
Como o financiamento imobiliário tem trâmites específicos, com a contratação de uma Consultoria especializada vai trazer maior fluidez e segurança no andamento do processo.
Além do processo ter uma certa complexidade, o processo sendo coordenado por um especialista, vai proporcionar comodidade, e otimização do tempo do proponente.
O suporte eficaz e ágil de uma consultoria pode ajudar o proponente a receber as chaves do imóvel adquirido com maior antecedência.
Quem pode compor a renda no financiamento imobiliário ?
Esposo e Esposa.
União Estável.
Noivos.
União Homoafetivas.
Pais, filhos e parentes.
Outros casos, consultar.